BIOGRAFIA

BIOGRAFIA

SHAKIRA ISABEL MEBARAK RIPOLL,
mais conhecida como Shakira, nasceu no dia 2 de fevereiro de 1977, em Barranquilla, Colômbia. É filha de William Mebarak Chadid e de Nidia del Carmen Ripoll Torrado. Seu nome significa "agradecida", em árabe. 

Shakira escreveu sua primeira canção aos 8 anos, chamada Tus gafas oscuras, dedicada a seu pai.

Aos 11 anos, participou de um concurso de televisão, chamado Buscando artista infantil, tendo ganhado por três anos consecutivos.

Aos 14 anos de idade, Shakira gravou seu primeiro álbum, Magia, com canções escritas por ela mesma. 
Já aos 16, participou do festival em Viña del Mar, onde ficou em terceiro lugar.

Neste mesmo ano, lançou seu segundo álbum, Peligro, com aceitação melhor que o anterior. 

Em 1994, participou da telenovela El Oasis, que tratava de um romance entre duas famílias.

Em 1996, Shakira lançou Pies descalzos, com colaboração de Luis Fernando Ochoa na produção. Este trabalho a converteu em uma figura da música latina, sendo recorde de vendas em diversos países e sendo precedido de uma compilação de músicas remixadas, entitulado The Remixes. 

Lançado em 1997, incluiu ainda algumas faixas em português, também disponibilizadas na edição brasileira do álbum Pies Descalzos.Neste ano, ela criou a Fundación Pies Descalzos, em prol da educação e da infância em seu país, sendo reconhecida também por seu trabalho social.

Em 1998, Shakira lançou Dónde están los ladrones?, que estendeu sua fama aos Estados Unidos.

Devido o sucesso do álbum, Shakira foi convidada pela MTV para gravar realizar um show acústico, que culminou no álbum MTV Unplugged, que inclui as canções de Dónde están los ladrones?, exceto Que vuelvas. 

Seu acústico foi o primeiro a ser interpretado por uma artista latina, em espanhol, nos Estados Unidos.

Em 2001, Shakira lançou seu primeiro álbum com canções em inglês, Laundry Service, que teve ótima aceitação e críticas.

Em 2002, a compilação Grandes Exitos reuniu sucessos de seus álbuns anteriores, sendo precedido pela Tour de la Mangosta, onde Shakira realizou 61 concertos. 

A turnê ficou registrada através do álbum/DVD Live & Off The Record, lançado em 2004.



Nos anos de 2005 e 2006, Shakira lançou um projeto, que foi dividido em dois álbuns, devido a quantidade de composições. Fijación Oral Vol. 1 chegou ao primeiro lugar de vendas no México, Colômbia, Argentina, Espanha e outros países da América Latina. Sua estréia foi marcada com o hit La Tortura, ao lado de Alejandro Sanz. Mais tarde foi lançado Oral Fixation Vol. 2, uma continuação do anterior, com destaque para Hips Don't Lie, parceria com Wyclef Jean.
Ainda em 2006, foi colocada uma estátua de Shakira em sua terra natal, Barranquilla. Neste ano, Shakira percorreu o mundo com a Tour Fijación Oral, em mais de 100 lugares, com o registro em DVD, que levou o mesmo nome da turnê.

Shakira retornou ao estúdio e em 2009, lançou She Wolf, um álbum eletrônico, com muita fusão e dançante, que foi sucesso em diversos países.

Já em 2010, Shakira foi a intérprete oficial da Copa do Mundo na África do Sul. Interpretou Waka Waka (This Time For Africa), com o grupo Freshlyground, na abertura e encerramento do mundial. No mesmo ano, lançou Sale el sol, álbum com a maioria das canções em espanhol. Ao final deste ano, iniciou a The Sun Comes Out Tour.



Em 2011, Shakira recebeu sua estrela na Calçada da Fama, em Hollywood e se tornou a artista mais jovem que recebeu o prêmio Persona del Año, nos Latin Grammy. A princípios deste ano, Shakira publicizou sua relação com Gerard Piqué nas redes sociais. Com 10 anos de diferença, ambos fazem aniversário no mesmo dia (2 de fevereiro). Shakira e Gerard se conheceram durante as gravações do clipe de Waka Waka, em 2010.

Em 2012, Shakira ficou grávida de seu primeiro filho, Milan, que nasceu em 22 de janeiro de 2013.

Em 2014, lançou o álbum Shakira, que incluiu a canção que a levou a mais uma copa do mundo, La La La (Brazil 2014), ao lado de Carlinhos Brown, cujo tema ambos apresentaram na final da Copa do Mundo no Brasil. Ainda neste ano, Shakira anunciou a gravidez de seu segundo filho, Sasha, que nasceu em 29 de janeiro de 2015.

Ainda em 2015, foi anunciado que Shakira participaria no ano seguinte da da animação Zootopia, da Disney, dando vida à personagem Gazelle e interpretando o tema principal do filme, chamado Try everything, composto por Sia.

2016 foi o ano que Shakira retornou aos estúdios, tendo trabalhado em parcerias com Carlos Vives (La Bicicleta), Maluma (Chantaje e Trap), lançando em maio de 2017 o álbum El Dorado, que em menos de 24 horas de seu lançamento, ficou em #1 em diversos países.

Este lançamento será acompanhado pela El Dorado Word Tour, cujas datas e países já começaram a ser divulgadas por Shakira.
Share by: