El Dorado

EL DORADO



El Dorado foi lançado em 26 de maio de 2017 pelo selo da Sony Music Latin. O álbum é majotariamente em espanhol, com três músicas cantadas em inglês. Após o álbum Shakira (2014), teve seu segundo filho. Sua colaboração em La bicicleta com Carlos Vives e o suporte de companheiro, Gerard Piqué, encorajou Shakira a trabalhar na música.

Inspirado em sua vida pessoal e suas experiências, El Dorado apresenta principalmente músicas sobre o relacionamento da cantora com Piqué. Shakira recrutou o colaborador de longa data, Luis Fernando Ochoa, assim como, novos produtores, Supa Dups, Rude Boyz e The Arcade. Sonoramente, o álbum é uma mistura do Pop latino e do reggaeton, com influências da bachata, do vallenato e do electro-pop. O álbum apresenta seis colaborações vocais, duas com o cantor, também colombiano, Maluma, e uma com, Nicky Jam, Carlos Vives, Prince Royce, Black M e a banda Magic!.

Os críticos da música deram ao álbum avaliações geralmente favoráveis, elogiando a sua coerência e diversão, ainda a natureza madura. O álbum estreou no top 10 das paradas de álbuns na Argentina, Áustria, França, Espanha e Suíça. Debutou, também, no segundo lugar da Top Latin Albums, parada latina de álbuns nos Estados Unidos e em décimo quinto na Billboard 200. Chantaje foi o primeiro single do álbum; a canção foi sucesso mundial, atingiu o topo da Latin Songs da Billboard por onze semanas não consecutivas, sendo certificada platina dezesseis vezes pela Recording Industry Association of America (RIAA). O segundo single, Me enamoré, alcançou sucesso comercial também, enquanto o álbum foi acompanhado de uma pequena promoção.

El Dorado é principalmente um álbum espanhol, com três canções em inglês, enquanto também apresenta Shakira cantando algumas palavras em anglo-francês e catalão. Sonoramente, como afirmou a própria Shakira, o álbum tem músicas "com diferentes influências do reggaeton, bachata, músicas pop diretas e músicas muito pessoais, especialmente". O álbum abre com Me Enamoré, um "pop infundido com eletrônica". A música conta a história de como ela conheceu seu marido Gerard Piqué, dando detalhes sobre "a conexão instantânea entre eles quando ela menos esperava". De acordo com Shakira, "a canção narra um momento na minha vida quando eu estava tão apaixonada que estava literalmente escalando árvores". Nada segue Me Enamoré, e é uma balada de poder que fala sobre a solidão e a falta de um ente querido. De acordo com a Sarah Grant, da Rolling Stone, a música "caracteriza a corrida familiar que Shakira aperfeiçoou em músicas tão cedo quanto em 2001 com Poem to a Horse, para o sucesso de 2014, Empire. Chantaje é o primeiro dueto com Maluma e é uma música de reggaeton eletrônico sobre uma perseguição "entre um homem luxurador e uma mulher inatingível". Em relação às letras, Shakira explicou: "Eu queria dar uma rotação diferente, onde a garota é a média, porque estou cansada de ouvir músicas onde as mulheres se queixam de como elas são maltratadas. Desta vez, eu queria assumir o controle. Eu queria representar o meio no relacionamento - o descuidado, o espírito livre.

When a Woman, a primeira música cantada em inglês, é uma música pop eletrônica com sintetizadores e batidas baralhadas. Sua letra detalha "um romance que dói de tão bom". Amarillo é uma faixa da Europop , com o coro sendo comparado com o de um "hino Disney-esque". Shakira faz uma sobreposição entre seus sentimentos e cores. Perro Fiel é um duelo pop-reggaeton com o cantor Nicky Jam. Durante a música, ambos os cantores tentam lutar contra os seus sentimentos uns com os outros, apesar da sua tensão sexual. Trap é o segundo dueto com Maluma e foi considerado "uma balada sussurrante que funde pop em espanhol com o frágil R&B ritmos do Trap." Foi notado que durante a canção, Maluma "reveste sua voz com efeitos eletrônicos". A música fala sobre coração partido e foi descrita como uma ode para o desejo e o sexo casual. Coconut Tree é a segunda canção em inglês, "movida pela guitarra folk" tem Shakira desejando uma "fuga romântica" pessoal. O álbum fecha com a balada de piano Toneladas, com letras sobre amor incondicional.

Além das nove trilhas originais, o álbum também inclui quatro duetos, três deles sendo lançados anteriormente como singles e incluídos nos álbuns dos colaboradores e um deles sendo uma versão em inglês de um dos duetos. A primeira faixa, Comme Moi é um dueto com o rapper francês e cantor Black M e foi incluído em seu terceiro álbum de estúdio, Éner Insatisfait (2017). Durante a música, Black M canta raps em francês, enquanto Shakira canta em inglês. A faixa também tem uma versão nova e inglesa intitulada What We Said e apresenta a banda canadense Magic!. Ambas as faixas têm uma batida de reggaeton. O dueto de Shakira com Carlos Vives em La Bicicleta também está incluído no álbum. A faixa, que é uma canção vallenato e reggaeton fala sobre passear de bicicleta em lugares de infância; foi o momento decisivo para Shakira, quando ela revisitou suas raízes colombianas e se sentiu inspirada, chegando com o refrão da música e seu título. El Dorado também apresenta o dueto de Shakira com o cantor americano Prince Royce na canção de amor Deja Vu de bachata , que foi incluída pela primeira vez em seu quinto álbum de estúdio Five (2017). A música também foi descrita como uma faixa de "percussão com sabor a salsa" sobre se apaixonar e se desapaixonar e ser delirante em relação ao amor.

N.º Título Compositor(es) Produtor (s) Duração 
1. "Me Enamoré"   
Shakira Rayito
Shakira Rayito Rude Boyz A.C.[a] Kevin ADG[a]
3:47
2. "Nada"   
Shakira Luis Fernando Ochoa
Shakira Luis Fernando Ochoa Supa Dups[b]
3:10
3. "Chantaje" (com Maluma) 
Shakira Juan Luis Londoño Arias Joel Antonio López Castro Kevin Mauricio Jiménez Londoño Bryan Snaider Lezcano Chaverra
Shakira Maluma Chan "El Genio" (Rude Boyz) Kevin Jiménez ADG
3:16
4. "When a Woman"   
Shakira Kurtis Mckenzie Jon Mills Julia Michaels Magnus August Hoiberg Justin Tranter
The Arcade Chan "El Genio" (Rude Boyz)[b] Kevin Jiménez ADG
[b] 3:18
5. "Amarillo"   
Shakira Luis Fernando Ochoa
Shakira Luis Fernando Ochoa Supa Dups[a] A.C.[b] Stephen McGregor[b]
3:40
6. "Perro Fiel" (com Nicky Jam) 
Shakira Nicky Jam Cristhian Mena Juan Medina
Shakira Nicky Jam Saga WhiteBlack
3:15
7. "Trap" (com Maluma) 
Shakira Juan Luis Londoño Rene Cano Kevin Mauricio Jiménez Londoño Bryan Snaider Lezcano Chaverra
Shakira Maluma Chan "El Genio" (Rude Boyz) Kevin Jiménez ADG Luis Fernando Ochoa[b]
3:20
8. "Comme Moi" (com Black M) 
Shakira Black M Nasri Atweh Shin Sekaï Dany Synthé
Shakira Supa Dups Dany Synthé Dadju Black M
3:08
9. "Coconut Tree"   
Shakira Luis Fernando Ochoa
Shakira Ochoa
3:50
10. "La Bicicleta" (com Carlos Vives) 
Shakira Carlos Vives Andrés Castro
Shakira Andrés Castro Carlos Vives Ochoa
3:48
11. "Deja Vu" (com Prince Royce) 
Geoffrey Royce Rojas Daniel Santacruz Manny Cruz
D'Lesly "Dice" Lora Prince Royce[a] Shakira[a] Rude Boyz[a]
3:16
12. "What We Said" (Comme Moi em inglês) (com participação de MAGIC!) 
Shakira Alpha Diallo Nasri Atweh
Shakira Supa Dups Nasri Atweh Dany Synthé Dadju Black M
3:00
13. "Toneladas"   
Shakira Luis Fernando Ochoa
Shakira A.C.[b]
3:12
Share by: