Pies Descalzos

PIES DESCALZOS



Pies descalzos é o terceiro álbum de estúdio de Shakira, lançado em 6 de outubro de 1995 na Colômbia. Em seguida, foi lançado internacionalmente pelas companhias discográficas Sony Music e Columbia Records. Após um período de afastamento da área da música, Shakira começou a gravar material para o álbum em fevereiro de 1995, com a assistência do produtor Luis Fernando Ochoa. Ambos se conheceram quando trabalharam em Dónde estás corazón. O álbum foi lançado em diferentes formatos físicos durante a década de 1990, inclusive a versão brasileira, com faixas em português. Pies descalzos incorpora o pop latino combinado com rock alternativo e reggae. Seus temas tem como base o amor, comportamento social e o aborto.

O álbum recebeu revisões geralmente favoráveis dos críticos musicais, os quais complementaram o disco como uma estréia forte. Comercialmente, o projeto foi o registro de avanço da cantora, a qual estabeleceu notabilidade em toda a América Latina. Nas paradas musicais, o CD conseguiu um pico na quarta, terceira e 34ª posição em três tabelas compiladas pela Billboard, sendo elas Top Latin Albums, Top Latin Pop Albums e Top Heatseekers Albums, respectivamente. Na Alemanha, Pies descalzos conseguiu como melhor colocação a 71ª posição. O álbum foi certificado platina em vários países, como no Brasil, México, Estados Unidos e Venezuela, e diamante na Colômbia. Mundialmente, mais de cinco milhões de cópias do CD foram vendidas. No Brasil, o CD vendeu, na época, a impressionante marca de 1,5 milhões de cópias.

Seis singles foram lançados, todos os quais conseguiram um sucesso comercial nos Estados Unidos. Seu primeiro single, "Estoy aquí", conseguiu a vice-liderança na tabela musical Billboard Latin Songs, e foi sua primeira música promovida com um vídeo musical. Todos os outros singles emitidos, "¿Dónde estás corazón?", "Pies descalzos, sueños blancos", "Un poco de amor", "Antología", e "Se quiere, se mata" tiveram um pico nas vinte melhores posições da mesma tabela. O disco foi posteriormente promovido através da Tour Pies Descalzos, que visitou a América do Norte, América do Sul e Europa ao longo de 1996 e 1997.

Todas as canções foram escritas e compostas por Shakira e Luis Fernando Ochoa. 

N.º Título Duração 
1. "Estoy Aquí" 3:52
2. "Antología" 4:14
3. "Un Poco de Amor" 4:01
4. "Quiero" 4:10
5. "Te Necesito" 4:00
6. "Vuelve" 3:53
7. "Te Espero Sentada" 3:24
8. "Pies Descalzos, Sueños Blancos" 3:25
9. "Pienso en Ti" 2:25
10. "¿Dónde Estás Corazón?" 3:51
11. "Se Quiere, Se Mata" 3:38

Faixas bônus da versão japonesa 
N.º Título Duração 
12. "Estoy Aquí" (The Love & House Mix) 8:31
13. "Estoy Aquí" (Radio edit) 4:40

Faixas bônus da versão brasileira 
N.º Título Duração 
12. "Estou Aqui" (versão em português) 3:51
13. "Um Pouco de Amor" (versão em português) 4:00
14. "Pés Descalços" (versão em português) 3:25
15. "Estoy Aquí" (Radio edit) 4:40
16. "¿Dónde Estás Corazón?" (Remix) 3:51

Share by: