Fijación Oral Vol. 1

FIJACIÓN ORAL VOL. 1



Fijación Oral Vol. 1 foi lançado em 3 de junho de 2005, através da Epic Records. Após alcançar sucesso internacional com seu primeiro álbum de estúdio gravado em inglês, Laundry Service (2001), Shakira queria lançar um projeto em língua espanhola. Musicalmente, o disco é derivado do Pop latino, assim como o trabalho anterior da cantora. As gravações do projeto ocorreram em 2005 nos Estados Unidos e no Canadá, sob a produção de profissionais como Rick Rubin, Gustavo Cerati, Lester Mendez, Luis Fernando Ochoa e Jose "Gocho" Torres.

Fijación Oral Vol. 1 ​​recebeu análises positivas da mídia especializada, a qual prezou a evolução de Shakira de seu projeto anterior. Durante os Grammy Awards de 2006, o projeto venceu a categoria de Best Latin Rock/Alternative Album, além de ter recebido as condecorações de Melhor Álbum Vocal Pop Feminino e Álbum do Ano durante o Grammy Latino do mesmo ano. Comercialmente, o disco obteve um bom desempenho, liderando as tabelas de álbuns da Alemanha, da Argentina, da Espanha e do México, qualificando-se entre os dez mais vendidos na Áustria, na Europa, na Finlândia, na França e em outros três países. Nos Estados Unidos, debutou na quarta posição comercializando 157 mil unidades, estabelecendo um recorde como a maior estreia de um álbum de língua espanhola nos Estados Unidos, cujo êxito ainda não foi quebrado. Mundialmente, vendeu mais de quatro milhões de cópias até maio de 2013, sendo um dos álbuns latinos mais vendidos em território estadunidense.

A fim de promover o disco, quatro singles foram lançados. Apesar de seu primeiro single La Tortura ter sido a única faixa de trabalho do álbum a entrar na Billboard Hot 100, os singles de acompanhamento No, Día de Enero e Las de la Intuición tiveram boas posições nas tabelas Latin Songs, Tropical Songs e Latin Pop Songs. Em novembro de 2005, Shakira completou o álbum com seu segundo álbum gravado em inglês, Oral Fixation Vol. 2. Os dois discos foram relançados em conjunto na caixa especial Oral Fixation Vol. 1 & 2

A divulgação dos materiais foi feita através da turnê Oral Fixation entre os anos de 2006 e 2007, que visitou a América, a África, a Ásia e Europa. A performance em Miami foi filmada e lançada como um álbum ao vivo em novembro de 2007.

As capas dos discos Fijación Oral Vol. 1 e Oral Fixation Vol. 2 foram inspiradas por Eva, a primeira mulher; Shakira disse: "[eu queria] atribuir a Eva mais uma razão para morder o fruto proibido, que seria sua fixação oral" e que "[ela sempre pareceu] uma pessoa muito oral. [É a] maior fonte de prazer [dela]". A capa do primeiro disco apresenta Shakira segurando uma menina em seus braços; a arte da capa do segundo volume apresenta Shakira nua (coberta por galhos de árvores), com a criança sentada na árvore. Ela afirmou que ambas as capas aludiram a teoria do psicanalista Sigmund Freud de que as crianças começam a descobrir o mundo através de suas bocas durante o estágio oral do desenvolvimento psicossexual.

Para Jon Pareles, periodista do The New York Times, "por razões óbvias, a capa do álbum Fijación Oral Vol. 1 é atraente". Na versão do álbum comercializada no Oriente Médio, Shakira foi coberta por folhas. A revista Complex elegeu a capa de Oral Fixation Vol. 2 como a décima primeira capa de álbum mais sensual de todos os tempos, escrevendo que é "o retrato mais quente de Eva no Jardim do Éden que podemos imaginar". A publicação Maxin também listou a capa do álbum como uma das mais sensuais de todos os tempos, escrevendo que "a menina nua segurando uma maçã em um jardim é interpretada, mas não quando a menina tem o rebolado nos quadris como Shakira. Puxa, isso poderia acontecer novamente, não poderia?".

N.º Título Letra Música Produtor(es) Duração 
1. "En Tus Pupilas" Shakira Shakira, Luis Fernado Ochoa Shakira, Ochoa 4:24
2. "La Pared" Shakira Shakira, Lester Mendez Shakira, Mendez 3:20
3. "La Tortura" (com Alejandro Sanz) Shakira Shakira, Ochoa Shakira, Mendez, Jose "Gocho" Torres 3:35
4. "Obtener un Sí" Shakira Shakira, Mendez Shakira, Mendez 3:31
5. "Día Especial" (com Gustavo Cerati) Cerati, Shakira Cerati, Shakira, Ochoa Shakira, Cerati 4:25
6. "Escondite Inglês" Shakira Shakira Shakira, Mendez] 3:10
7. "No" (com Gustavo Cerati) Shakira Shakira, Cerati Shakira, Mendez, Cerati 4:47
8. "Las de la Intuición" Shakira Shakira, Ochoa Shakira, Ochoa 3:42
9. "Día de Enero" Shakira Shakira Shakira, Mendez 2:55
10. "Lo Imprescindible" Shakira Shakira, Mendez Shakira, Mendez 3:58
11. "La Pared" (versão acústica) Shakira Shakira, Mendez Shakira, Mendez 2:41
12. "La Tortura" (Shaketon Remix) (com Alejandro Sanz) Shakira Shakira, Ochoa Shakira, Mendez, Torres 3:12
Share by: