Sale El Sol/The Sun Comes Out

SALE EL SOL / THE SUN COMES OUT



Sale el sol foi lançado em 19 de Outubro de 2010 pela Epic Records. O álbum foi produzido por Lester Mendez, que trabalhou com a cantora em canções como La Tortura e Underneath Your Clothes; e por Jim Jonsin, que já trabalhou com nomes como Eminem, Soulja Boy e The Neptunes.

O álbum é praticamente em espanhol, com algumas músicas em inglês, sendo 3 delas versões de músicas em espanhol, além de Islands, um cover da banda inglesa The XX, que Shakira cantou no Festival de Glastonbury de 2010. O álbum contempla canções latinas, rock e baladas românticas. Shakira afirmou que este álbum lembra muito de seus álbum anteriores, Fijación Oral Vol. 1 e Oral Fixation Vol. 2, e que poderia ser considerado uma síntese de todo o seu trabalho.

Nos Estados Unidos, Sale El Sol debutou no Top 10 da Billboard 200, principal parada de álbuns do país, estreando na 7a posição. Porém, o seu melhor desempenho se deu, como sempre, na tabela da Billboard Top Latin Albums, onde o álbum estreou diretamente na 1a posição, ocupando-a por 12 semanas consecutivas. Mundialmente o álbum já vendeu mais de 5,000,000 milhões de cópias.[4]

Os primeiros rumores sobre a criação do novo álbum surgiram em meados de 2010[5], e o nome do disco passou a se chamar extraoficialmente "Sale El Sol" a partir de uma entrevista feita com Shakira em 15 de julho de 2010, veiculada no site da Univisión[6], na qual ela não só confirma a existência do álbum, como também: a quase finalização deste, bem como suas características musicais e as intenções ao criá-lo. Ainda no mesmo mês, sugeria-se que o nome do álbum em inglês seria "Sunrise"[7], mas logo uma breve notícia no Twitter da filial brasileira da Sony Music, distribuidora oficial da gravadora Epic neste país (e em vários outros), no dia 25 de agosto[8], deu conta de que o nome inglês é de fato "The Sun Comes Out". Quanto ao título "Sale El Sol", esse é o nome de uma música inédita que foi tocada ao vivo pela primeira vez na edição de 2010 do festival Rock in Rio, em Madri[9], e dedicada ao amigo argentino Gustavo Cerati[10], que em maio de 2010 sofreu um derrame e entrou em estado em coma, após um show que fez na Venezuela[11].

Além de "Sale El Sol", mais uma parceria da colombiana con Luis Fernando Ochoa (co-responsável por faixas de Shakira como Si te vas, Inevitable, Que me quedes tú, La Tortura, Las de la intuición e "Animal City", esta última do disco Oral Fixation Vol. 2), Shakira previamente apresentou outra música inédita que vem a ser outra faixa do disco, intitulada "Gordita", criada e cantada em parceira com René, da dupla de reggaeton portorriquenha Calle 13, sendo tocada em eventos como as edições de 2010 dos festivais Rock In Rio de Lisboa e Madri e do Festival de Glastonbury.

No dia 14 de outubro, cinco dias antes da data anunciada, foi divulgada no site oficial da cantora[12] uma notícia em que se poderia fazer uma audição de todas as músicas do álbum na conta do Facebook oficial de Shakira[13], além de permitir uma pré-venda do álbum, à maneira de sites como Amazon.com[14], sendo que a filial online alemã deste site inclusive foi uma das primeiras a exibir amostras das faixas[15], as quais estavam disponíveis na íntegra para descarga desde o dia 15 de outubro. O álbum estreou nos Estados Unidos na 7ª posição na Billboard 200.Esse é considerado um dos melhores álbuns de shakira , pois mostra ela em um estilo mais clean , e mostra a sua grande mudança e amuderecimento pessoal e na carreira.

O primeiro single do álbum "Loca" estreou no rádio em 1 de Setembro de 2010. De acordo com o site de Shakira, a canção é uma interpretação da música "Loca Con Su Tiguere" de El Cata. O single já entrou para o top40 da Billboard Hot 100.[28]. O single ate o momento é o de mais sucesso do seu álbum e também uma das mais tocadas nos anos de 2010 e 2011. Shakira cantou a musica em diversas apresentações em prêmios , como no EMA ( MTV european music awards). O clipe dessa musica foi gravado em Barcelona e mostra o lado divertido de shakira que corre pela cidade , ai sobe em uma fonte.Depois ela vai patinar e sobe em uma moto . No final ela toma um banho no mar . Esse clipe recebeu uma crítica pois shakira andava sem capacete na moto e tomava banho em fonte publica , que são ilegais.Mas apesar disso o clipe recebeu ótimas críticas.

O segundo single é a musica "Sale El Sol"[29], foi lançado dia 4 de janeiro de 2011, Shakira gravou o videoclipe em Barcelona dia 10 de novembro de 2010 e foi lançado dia 3 de fevereiro de 2011.A faixa-título do álbum fala sobre emoçoes vindas de dentro e sobre um lembrança que ela nunca podera esquecer . Seu videoclipe alconçou muito sucesso e começa com shakira em um labirinto escuro que ela não consegue achar o fim e sai correndo . Ela chegou em um local que esta sua banda e de repente o sol se abre e ela chega no final do labirinto.

"Rabiosa" é o terceiro Single de Sale el Sol, com a participação de Pitbull e El Cata, nas versões em inglês e espanhol, respectivamente, lançado oficialmente em 16 de abril de 2011.O single Rabiosa que quer dizer raivosa fala sobre um amor quente que vai ficando sensual e o clipe quando lançado atingiu um recorde de acessos sendo 3 milhões por dia e foi um dos clipes mais acessados de shakira na França, Suíça , e Colômbia . No clipe shakira se encontra numa festa, e chamou atenção por ela está com uma peruca channel preta . Ela começa a andar e vai mostrando uma festa agitada na qual ela dança, canta, joga bolinhas nos amigos e também a uma cena na qual ela dança em um poli-dance e faz movimentos sensuais. O single teve um ótimo desempenho nos charts e fez bastante sucesso.

Antes de las seis foi divulgado oficialmente em 26 de outubro de 2011 como quarto single do álbum e tem toques nos seus acordes de música chinesa.

Addicted to you foi confirmado oficialmente em 14 de março de 2012 como quinto single do álbum.

Shakira escreveu ou co-escreveu todas as músicas do álbum exceto "Islands" que é uma versão cover da banda The XX. As pessoas que trabalharam nas canções estão sendo citadas abaixo.[30]
N.º Título Compositor(es) Outros artistas Duração 
1. "Sale el Sol" Luis Fernando Ochoa 3:21
2. "Loca" (versão em espanhol) Edward Bello, Armando Pérez com El Cata 3:05
3. "Antes de las Seis" Lester Mendez 2:56
4. "Gordita" Réne Pérez com Calle 13 3:26
5. "Addicted to You" Bello, John Hill, Ochoa 2:28
6. "Lo Que Más" Albert Menéndez 2:29
7. "Mariposas" Menéndez 3:47
8. "Rabiosa" (versão em espanhol) Bello, Pérez com El Cata 2:52
9. "Devoción" Sam Endicott, Gustavo Cerati, Jorge Drexler 3:31
10. "Islands" Romy Madley Croft, Oliver Sim, Jamie Smith 2:45
11. "Tu Boca" Tim Mitchell, Cerati, Menéndez, Drexler 3:27
12. "Waka Waka (Esto es África)" (K-Mix) Hill, Emile Kojidie, Jean Paul Ze Belle, Eugene Victor Dooh Belly 3:07
13. "Loca" (versão em inglês) Bello, Dylan Mills, Pérez com Dizzee Rascal 3:13
14. "Rabiosa" (versão em inglês) Bello, Pérez com Pitbull 2:52
15. "Waka Waka (This Time for Africa)" (K-Mix) Hill, Kojidie, Paul, Victor 3:21
[Esconder]Europa faixa bônus digital[31] 
N.º Título Outros artistas Duração 
16. "Waka Waka (This Time for Africa)" com Freshlyground 3:23
[Esconder]iTunes faixa bônus[32] 
N.º Título Outros artistas Duração 
16. "Waka Waka (This Time for Africa)" (Freemasons remix) com Dizzee Rascal 3:01
[Esconder]Japão faixa bônus[33] 
N.º Título Outros artistas Duração 
16. "Give It Up to Me" com Lil Wayne 3:04
17. "Did It Again" (remix) com Kid Cudi 3:47
18. "Waka Waka (This Time for Africa)" com Freshlyground 3:23

Share by: